Rede de Judiarias de Portugal diz que é preciso "averiguar" suspeitas na atribuição de nacionalidade

| País
Porto Canal com Lusa

Belmonte, Castelo Branco, 16 mar 2022 (Lusa) -- O presidente da Rede de Judiarias de Portugal (RJP) afirmou hoje que é preciso "averiguar o que aconteceu" em torno dos processos de atribuição de nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas e lamentou que haja suspeitas de irregularidades e crimes.

"Tem de se averiguar o que efetivamente aconteceu e, provavelmente, saber se as pessoas tinham mesmo direito a pedir a nacionalidade portuguesa ou não", afirmou, em declarações à agência Lusa, António Dias Rocha, que também é presidente da Câmara de Belmonte, localidade que tem uma das mais antigas comunidades judaicas do país.

Ressalvando que não conhece o processo que levantou suspeitas e que já levou à detenção o líder religioso da Comunidade Judaica do Porto (CJP), o rabino Daniel Litvak, António Dias Rocha também sublinhou que a RJP, que integra autarquias e comunidades judaicas, nunca esteve envolvida nos processos de atribuição de nacionalidade.

Ainda assim, lamenta "profundamente" que haja suspeitas que possam pôr em causa "uma ideia que era boa" e que possam prejudicar a imagem e o trabalho que tem sido feito para valorizar a herança judaica em Portugal.

A investigação no âmbito do processo de Abramovich, que levou à detenção na quinta-feira do líder religioso da Comunidade Judaica do Porto (CJP), o rabino Daniel Litvak, implicou a realização de buscas e envolve suspeitas de vários crimes, nomeadamente tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documento, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e associação criminosa, indicaram a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) num comunicado conjunto.

Segundo a direção da Comunidade Israelita do Porto (CIP)/CJP, um dos seus membros foi também indiciado dos crimes de tráfico de influência, fraude fiscal, branqueamento e falsificação de documentos.

Em causa estarão alegadas irregularidades cometidas em processos de atribuição da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas, que se encontram em investigação. Os judeus sefarditas são originários da Península Ibérica expulsos de Portugal no século XVI.

Em paralelo, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) anunciou igualmente, no final de janeiro, a abertura de um inquérito sobre esta matéria.

Entre 01 de março de 2015 e 31 de dezembro de 2021 foram aprovados 56.685 processos de naturalização para descendentes de judeus sefarditas num total de 137.087 pedidos que deram entrada nos serviços do Instituto de Registos e Notariado (IRN).

De acordo com os dados enviados, em fevereiro à Lusa pelo Ministério da Justiça, apenas 300 processos foram reprovados durante este período, restando, assim, segundo os dados registados no final do último ano, 80.102 pedidos pendentes.

CYC (JGO) // JEF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.