Direito de resposta: “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento”.

| Norte
Porto Canal

1. A notícia do Porto Canal de 24 de junho intitulada “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento” foi publicada sem que a Comunidade Judaica do Porto tivesse sido contactada.

2. A chamada lei dos sefarditas não exige residência, propriedade ou casamento, mas apenas que o requerente seja judeu descendente das comunidades originárias de Portugal e Espanha, que os séculos misturaram pelo casamento. No vídeo a que a notícia se refere, Nathaniel Drew conta precisamente a trágica história da sua família que começou com a escolha entre a conversão forçada ou a fuga de Portugal e Espanha.

3. Nathaniel Drew, filho de pai judeu sefardita, é considerado como judeu inteiro pelas tendências liberais do judaísmo, pelo Estado de Israel e, nesse quadro, pela Comunidade Judaica do Porto, que jamais pretendeu ser acusada de defender unicamente a ortodoxia judaica no que tange ao direito à nacionalidade dos descendentes de judeus sefarditas.

4. A avó de Nathaniel, Liliana De Pas, nascida em 10 de agosto de 1942, pertencia a uma família tradicional de origem portuguesa e castelhana, que vivia no Egito; o pai de Liliana, Yakov de Paz, nasceu no Egipto em 05 de setembro de 1917; Yakov era filho de David De Paz, nascido na Turquia no século XIX e que rumara para o Egipto; o apelido De Pas, Pas ou Paz, era comum no Norte de África, entre os descendentes de deportados de Portugal e Espanha, constando não apenas na comunidade sefardita egípcia, mas também na Líbia e na Tunísia; o apelido De Pas consta nas listas de ketubot (contratos de casamento) da Comunidade Judaica Portuguesa de Túnis; e é um dos apelidos condenados pela Inquisição portuguesa, conforme as listas que a CIP/CJP usa(va) para trabalhar.

5. No vídeo, o youtuber narra a dificuldade do processo de certificação e de obtenção de prova para ser aceite pela Comunidade Judaica do Porto. isso incluiu documentos genealógicos de família, fotografias, registos de cemitérios e até um certificado do rav Baruch Garzon, ex-Chefe Rabino de Madrid.

6. Em Portugal, é sabido há séculos que, quando o tema é judeus, a insistência em palavras relacionadas com o dinheiro e o negócio apenas serve para estimular os mais perigosos sentimentos antissemitas. No entanto, a notícia enfatiza e sublinha que o youtuber deu um "donativo" à Comunidade (na verdade, um emolumento de €250,00) para levar à conclusão, até pela qualidade do entrevistado, de que se trata de “mais um caso de “venda” de passaportes portugueses à luz da lei da nacionalidade”.

7. Nathaniel Drew é cidadão português, a aprender o idioma e orgulhoso da sua identidade. Afirma que “cada vez que regresso, apaixono-me mais ainda por este lugar”.

Porto, 27 de junho.
Gabriel Senderowicz
Presidente da Comunidade Judaica do Porto

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.