Governo guineense lança projeto de reabilitação de vias urbanas de Bissau

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 16 mar 2022 (Lusa) -- O primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, lançou hoje a primeira pedra para um projeto de reabilitação de vias urbanas de Bissau que será executado pela empresa General World, com início previsto dentro de um mês.

No total, serão reabilitados o correspondente a cerca de 11 quilómetros de estradas, melhorados os passeios, aumentando a mobilidade e segurança rodoviária, segundo o secretário-geral do Ministério das Obras Públicas, Luís Miguel.

De acordo com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, o projeto será executado com fundos próprios do Governo.

"Vamos reabilitar toda a cidade de Bissau. É uma promessa que assumo aqui", disse o primeiro-ministro, num ato realizado na praça dos Heróis Nacionais, diante do palácio da Presidência da Guiné-Bissau.

O secretário-geral do ministério das Obras Públicas, Luís Miguel, explicou que o projeto está dividido em quatro lotes, a primeira contempla a reabilitação de vias de acesso à zona de Bissau Velho (no centro), a segunda e terceira lotes englobam as vias da Avenida Amílcar Cabral e zonas do Alto Bandim e a quarta lote permitirá a reabilitação de toda a marginal do Cais de Pindjiguti.

Não foi revelado o valor do projeto, mas Luís Miguel informou que será pré-financiado pela empresa General World e posteriormente será pago pelo Governo.

O projeto será concluído em dois anos, sendo que cada lote deverá ser executado e concluído em seis meses.

O ministro das Obras Públicas, Fidelis Forbes, afirmou que a reabilitação de vias de acesso às zonas urbanas de Bissau permitirá dignificar a capital do país à imagem de outros países da sub-região africana.

"Não dignifica a nenhum guineense dizer que esta é a Avenida Amílcar Cabral tal como está", observou Forbes referindo-se a estrada que liga o centro de Bissau ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

MB // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.