Líderes europeus dão "luz verde" à adesão da Letónia ao euro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 28 jun (Lusa) -- Os líderes europeus, reunidos em Bruxelas, deram hoje "luz verde" à adesão da Letónia à zona euro a partir de 01 de janeiro de 2014, passando o espaço monetário único a contar com 18 Estados-membros.

O Conselho Europeu felicitou a Letónia "pelo grau de convergência que conseguiu, graças a boas políticas económicas, orçamentais e financeiras", anunciou o seu presidente, Herman Van Rompuy.

A decisão dos chefes de Estados e de Governo da União Europeia (UE) surge depois de, a 05 de junho, a Comissão Europeia ter proposto a adesão da Letónia à zona euro a 01 de janeiro de 2014.

De acordo com o "relatório de convergência" adotado pelo executivo comunitário, o país báltico "atingiu um alto nível de convergência económica sustentável com a zona euro".

A Letónia deverá tornar-se, assim, a 01 de janeiro do próximo ano, o 18.º membro da zona euro, sendo o sexto dos "novos" Estados-membros (os 12 países que aderiram à União Europeia em 2004 e 2007) a adotar o euro como moeda, depois de Eslovénia (2007), Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estónia (2011) já se terem juntado a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

CSJ/ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.