Ucrânia: Rússia anuncia nova trégua humanitária para quarta-feira de manhã

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 08 mar 2022 (Lusa) -- O Exército russo anunciou hoje uma nova trégua para retirada de civis na Ucrânia a partir das 07:00 (hora de Lisboa) de quarta-feira, com a implementação de corredores humanitários.

"A Rússia anuncia um regime de cessar-fogo a partir de 09 de março, às 10:00, horário de Moscovo, e está preparada para estabelecer corredores humanitários", adiantou fonte do Governo russo, citada pela agência de notícias TASS.

De acordo com Moscovo, esta proposta será transmitida às autoridades ucranianas, que devem, como no dia anterior, confirmar até às 00:00 (hora de Lisboa) a localização dos corredores humanitários e a partir de que horas vão funcionar.

Os primeiros corredores de evacuação foram montados na manhã de terça-feira, particularmente em Sumy (nordeste), de onde saíram dois comboios durante o dia.

A evacuação também continuou na região de Kiev.

Entre outras cidades, como Busha (norte) ou Mariupol (sul), os civis permanecem sem conseguir sair.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

JML // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.