Protestos continuam em Ancara com gás lacrimogéneo e canhões de água

Protestos continuam em Ancara com gás lacrimogéneo e canhões de água
| Mundo
Porto Canal

A polícia antimotim turca voltou a recorrer, esta noite, a gás lacrimogéneo e a canhões de água para dispersar centenas de manifestantes no centro de Ancara, efetuando quatro detenções, de acordo com relatos de testemunhas e a imprensa local.

A intervenção da polícia turca ocorreu no distrito de Dikmen, palco de confrontos entre manifestantes e as forças de segurança, desde o início, a 31 de maio, da revolta contra o regime conservador islâmico, no poder desde 2002.

Os manifestantes ergueram barricadas numa artéria da cidade, impedindo a circulação e pressionando assim a polícia a dispersar a multidão, precisou o canal NTV, citado pela agência AFP.

Desde o arranque das manifestações já morreram quatro pessoas -- três manifestantes e um agente -- e cerca de 8.000 outras ficaram feridas, segundo o mais recente balanço do sindicato de médicos turcos.

A repressão dos protestos pela polícia turca suscitou inúmeras críticas por parte da comunidade internacional, manchando a imagem do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, que a ordenou.

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.