Avanço da prospeção de lítio em Mondim de Basto preocupa a população 

| Política
Porto Canal

O avanço da prospeção de lítio na aldeia de Paradança, em Mondim de Basto, preocupa a população que se encontra com muitas dúvidas, nomeadamente o impacto que poderá ter nas gerações futuras, segundo apurou o Porto Canal no local.

O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, referiu que apenas souberam do avanço da prospeção de lítio nesta região "através da comunicação social" e, considera que a prospeção e exploração nesta área é incompatível com a qualidade de vida da população, conclusões do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto ao Porto Canal.

A aldeia de Paradança está incluída na área Seixoso-Viveiros que tem cerca de 144 quilómetros quadrados e abrange ainda os concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Felgueiras e Amarante.

+ notícias: Política

Secretário de Estado da Inovação recusou queijos de empresário que foi entretanto acusado de corrupção 

Gumercindo Lopes, um conhecido empresário na zona de Viseu, ofereceu queijos da Serra ao Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, que os recusou. Segundo noticiou o jornal Público, Pedro Gonçalves agradeceu a oferta, mas realçou que o empresário tinha em curso vários projetos que eram da competência do Ministério da Economia, razão pela qual não aceitou os queijos. 

PM diz que “é importante" ter o foco na execução do PRR para tornar economia mais sustentável

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou a importância de o país continuar focado na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para transformar e tornar mais sustentável a economia nacional.

Bloco marca convenção nacional para maio 

O Bloco de Esquerda marcou, este sábado, uma convenção nacional para os dias 27 e 28 de maio.