Avanço da prospeção de lítio em Mondim de Basto preocupa a população 

| Política
Porto Canal

O avanço da prospeção de lítio na aldeia de Paradança, em Mondim de Basto, preocupa a população que se encontra com muitas dúvidas, nomeadamente o impacto que poderá ter nas gerações futuras, segundo apurou o Porto Canal no local.

O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, referiu que apenas souberam do avanço da prospeção de lítio nesta região "através da comunicação social" e, considera que a prospeção e exploração nesta área é incompatível com a qualidade de vida da população, conclusões do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto ao Porto Canal.

A aldeia de Paradança está incluída na área Seixoso-Viveiros que tem cerca de 144 quilómetros quadrados e abrange ainda os concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Felgueiras e Amarante.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.