Avanço da prospeção de lítio em Mondim de Basto preocupa a população 

| Política
Porto Canal

O avanço da prospeção de lítio na aldeia de Paradança, em Mondim de Basto, preocupa a população que se encontra com muitas dúvidas, nomeadamente o impacto que poderá ter nas gerações futuras, segundo apurou o Porto Canal no local.

O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, referiu que apenas souberam do avanço da prospeção de lítio nesta região "através da comunicação social" e, considera que a prospeção e exploração nesta área é incompatível com a qualidade de vida da população, conclusões do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto ao Porto Canal.

A aldeia de Paradança está incluída na área Seixoso-Viveiros que tem cerca de 144 quilómetros quadrados e abrange ainda os concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Felgueiras e Amarante.

+ notícias: Política

França disponível para "revisitar" interligações ibéricas de energia

O secretário de Estado português dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, obteve esta terça-feira da sua homóloga gaulesa disponibilidade para "revisitar" a questão das interligações ibéricas de energia, em encontro até ao final do ano com Portugal e Espanha.

Fim da propina para ensino de português no estrangeiro não passará no parlamento, afirma Paulo Pisco

Os pareceres do BE, PCP e PAN sobre a eliminação da propina para o ensino de português no estrangeiro foram esta terça-feira votados favoravelmente em comissão parlamentar, uma intenção que não passará no parlamento, segundo o deputado socialista Paulo Pisco.

MAI diz que novo plano de investimentos para forças de segurança é oportunidade para o país

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que o novo plano de investimento em infraestruturas e equipamentos das forças de segurança até 2026 é “uma oportunidade” para o país e para a resolução dos problemas das polícias.