Avanço da prospeção de lítio em Mondim de Basto preocupa a população 

| Política
Porto Canal

O avanço da prospeção de lítio na aldeia de Paradança, em Mondim de Basto, preocupa a população que se encontra com muitas dúvidas, nomeadamente o impacto que poderá ter nas gerações futuras, segundo apurou o Porto Canal no local.

O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, referiu que apenas souberam do avanço da prospeção de lítio nesta região "através da comunicação social" e, considera que a prospeção e exploração nesta área é incompatível com a qualidade de vida da população, conclusões do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto ao Porto Canal.

A aldeia de Paradança está incluída na área Seixoso-Viveiros que tem cerca de 144 quilómetros quadrados e abrange ainda os concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Felgueiras e Amarante.

+ notícias: Política

Governo vai realizar estudo sobre razões de saída de efetivos das Forças Armadas

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, anunciou que o Governo vai realizar um estudo sobre as razões que levam à saída de efetivos das Forças Armadas bem como um “recenseamento sociodemográfico dos militares”.

BE propõe fim das propinas nas licenciaturas e cursos técnicos superiores

O BE propõe o fim das propinas nas licenciaturas, cursos técnicos superiores e mestrados integrados em 2024, desafiando os partidos que concordam que “o financiamento público do ensino superior é um desígnio nacional” a aprovarem o diploma.

Chega vai propor redução de 2% nas taxas normal e intermédia do IVA

O líder do Chega, André Ventura, considerou esta segunda-feira que a taxa de IVA de 0% nos produtos alimentares essenciais “vale pouco” e anunciou que o partido vai propor no parlamento a descida de 2% nas taxas normal e intermédia.