Presidente da Guiné-Bissau exonera três ministros e três secretários de Estado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 26 jan 2022 (Lusa) -- O Presidente da Guiné-Bissau exonerou hoje os ministros dos Transportes, Educação e Administração Pública e os secretários de Estado da Juventude, Gestão Hospitalar e Ordem Pública no âmbito de uma remodelação proposta pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Segundo os decretos divulgados à imprensa, o atual ministro dos Transportes e Comunicações, Augusto Gomes, vai ser substituído no cargo por Aristides Ocante da Silva, que até aqui ocupava as funções de conselheiro do Presidente, Umaro Sissoco Embaló.

Augusto Gomes foi nomeado ministro da Cultura, Juventude e Desporto.

O novo ministro da Educação Nacional vai ser Abas Djaló, que substitui no cargo Cirilo Mamasaliu Djaló, que vai passar a ocupar a pasta de ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social.

Para o Ensino Superior e Investigação Científica foi nomeado Timóteo Saba M'bunde.

A atual diretora da Polícia Judiciária, Teresa Alexandrina da Silva, vai ocupar o cargo de ministra da Justiça e de Direitos Humanos, substituindo Iaia Djaló, que morreu em dezembro.

Florentino Fernando Dias, que até aqui ocupava a pasta de secretário de Estado da Juventude e do Desporto, foi nomeado secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Um outro decreto presidencial divulga a nova orgânica do Governo, que vai passar a ter 22 ministérios e oito secretarias de Estado.

MSE // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.