Tempestade tropical Ana faz mais dois mortos no centro de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 25 jan 2022 (Lusa) -- A tempestade tropical Ana provocou a morte de duas pessoas na província de Manica, no centro do Moçambique, elevando para quatro o total de óbitos, anunciaram hoje as autoridades, num balanço preliminar.

Uma das vítimas morreu após o desabamento de uma das paredes da sua casa, durante a madrugada de hoje, referiu Borges Viagem, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), sem avançar as causas da morte da segunda vítima.

Segundo as autoridades, pelo menos 40 famílias foram afetadas pelo vento e chuva forte naquela zona havendo também dezenas de casas destruídas, na sua maioria de construção precária, avançou o porta-voz.

Na segunda-feira, a tempestade causou pelo menos duas mortes, quando mãe e filha foram arrastadas pela subida das águas do rio Licungo em Mocuba, Zambézia, também no centro de Moçambique.

No total, a tempestade causou quatro mortes, 66 feridos, afetou 771 famílias, o correspondente a 3.870 pessoas, destruiu total e parcialmente 661 casas, 16 salas de aula e uma unidade hospitalar, segundo um balanço do INGD enviado à Lusa.

A intempérie enfraqueceu e transformou-se numa depressão, mas o perigo de inundações mantém-se, anunciou o centro meteorológico francês da ilha de Reunião.

LYN // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.