Preços subiram 7% em 2021 nos EUA, inflação mais alta desde 1982

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 12 jan 2022 (Lusa) - Os preços no consumidor nos Estados Unidos aumentaram 7% no ano de 2021, com a inflação no nível mais alto desde junho de 1982, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

No entanto, no mês de dezembro, a inflação desacelerou em relação a novembro, ficando em 0,5% contra 0,8%, de acordo com o índice de preços no consumidor publicado pelo Departamento do Trabalho.

Se forem excluídos os preços de alimentos e combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente atingiu uma taxa anual de 5,5%, o ritmo mais alto desde fevereiro de 1991. Na comparação mensal, a inflação subjacente foi de 0,6%, contra 0,5% em novembro.

Os preços da energia baixaram em dezembro pela primeira vez desde há vários meses, 0,4%, enquanto os dos alimentos subiram 0,5%, de acordo com os dados oficiais divulgados.

A variante Ómicron pode contribuir para um novo aumento dos preços, uma vez que a subida de casos de covid-19 leva muitos trabalhadores a ficarem de quarentena, abrandando a produção e o fornecimento.

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, que foi ouvido na terça-feira no Senado, prometeu que, se a inflação persistir elevada no segundo semestre deste ano, a Reserva Federal agirá adequadamente.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.