Covid-19: Cerca de 48 mil crianças agendadas para vacinação no fim de semana

Covid-19: Cerca de 48 mil crianças agendadas para vacinação no fim de semana
| País
Porto Canal com Lusa

Cerca de 48 mil crianças dos nove aos 11 anos estão inscritas para a vacinação contra a covid-19 no próximo fim de semana, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Até às 19:30 de hoje, foram realizados cerca de 48 mil pedidos 'online´ para a vacinação contra a covid-19 para o próximo fim de semana, dias 18 e 19 de dezembro, uma opção que está disponível desde segunda-feira no portal de agendamento para vacinação", anunciou a DGS em comunicado.

Segundo a autoridade de saúde, esta forma de marcação da toma da vacina contra o coronavírus permite a escolha do "local e da data mais convenientes, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes".

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 ficou disponível ao início da noite de segunda-feira, permitindo marcações de menores de 10 e 11 anos para o próximo fim de semana, tendo sido hoje alargado aos menores de nove anos.

As crianças com comorbilidades têm prioridade para serem vacinadas com a versão pediátrica da vacina da farmacêutica Pfizer, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

A DGS anunciou ainda que, desde hoje, a modalidade de "casa aberta" passou também a estar disponível para a vacinação contra a covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

A covid-19 provocou pelo menos 5.320.431 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.698 pessoas e foram contabilizados 1.205.993 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em mais de 70 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).