Câmara de Matosinhos cria comissão de acompanhamento do fecho da refinaria da Galp

Câmara de Matosinhos cria comissão de acompanhamento do fecho da refinaria da Galp
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Matosinhos aprovou hoje por unanimidade a criação de uma comissão de acompanhamento do encerramento da refinaria da Galp, que integrará todos os grupos e partidos com assento na Assembleia Municipal.

"É para mim absolutamente decisivo que, para além de todas as diligências, haja um órgão onde todos estes assuntos sejam tratados e onde todos os partidos políticos tenham assento", defendeu a presidente da câmara, Luísa Salgueiro.

Justifica a proposta apresentada pelo executivo que a "estrutura do Conselho Consultivo tal como foi constituído, pela sua dimensão e caráter abrangente, cumpriu com a sua missão de definição de uma visão para a reconversão daquele território de forma participada e transparente. Contudo, perante a especificidade do conteúdo que é necessário analisar nesta nova etapa, a de descomissionamento do complexo e de transição para novas utilizações, revela-se demasiado ampla".

No dia 21 de dezembro de 2020, a Galp comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a decisão de encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, concentrando as suas atividades no complexo de Sines, tendo posteriormente, para acompanhar todo o processo, a câmara constituído um Comité Científico e um Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria, lê-se ainda no documento.

No debate, o vereador da CDU, José Pedro Rodrigues alertou para o "processo de requalificação dos trabalhadores" da refinaria, aludindo aos casos de trabalhadores "altamente qualificados" que poderão ser conduzidos para áreas que não correspondem à sua formação, assegurando Luísa Salgueiro que "se está no caminho certo para uma verdadeira alternativa profissional".

No período antes da ordem do dia, o vereador comunista pediu a intervenção da autarquia junto do Governo para conhecer a verdadeira dimensão do "problema na Efacec", mostrando-se preocupado por a empresa, "apesar das muitas encomendas, estar parada".

A autarca respondeu lembrando os "apoios anunciados pelo Governo, mas que o banco continua por desbloquear", concordando com a preocupação do vereador sobre a "inatividade forçada" dos trabalhadores.

Na reunião de hoje foi também aprovado o lançamento do concurso público para o fornecimento de refeições escolares para os anos letivos 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025, no valor de 10,4 milhões de euros mais IVA.

O vereador do movimento António Parada SIM, Sérgio Meiras, quis saber quais serão "os mecanismos de controlo de qualidade das refeições", tendo o vereador com o pelouro da Educação, António Correia Pinto, garantido que o processo "é totalmente escrutinado pela câmara e acompanhado pelos estabelecimentos de ensino".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.