Preço dos passes sociais não se altera em 2022 na Área Metropolitana do Porto

Preço dos passes sociais não se altera em 2022 na Área Metropolitana do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os preços dos passes sociais na Área Metropolitana do Porto vão manter-se em 2022, anunciou hoje este organismo, que quer assim "reforçar o apoio aos agregados familiares" face ao aumento dos custos dos transportes e outros bens.

Em nota de imprensa enviada hoje, o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, diz que "esta é uma medida de extrema importância para as famílias, já tão esmagadas com os aumentos generalizados, que irão agravar-se no próximo ano".

Com esta medida, a AMP pretende "reforçar o apoio aos agregados familiares", ao absorver "a subida dos custos dos próprios transportes, num momento em que, face à conjuntura económica provocada, nomeadamente, pelo aumento dos combustíveis, os preços de produtos e bens estão incrementados", destaca a nota.

A manutenção dos preços dos passes sociais "é, também, uma forma de reforçar a importância dos transportes públicos e incentivar a sua utilização como forma primeira de deslocação pelos cidadãos da Área Metropolitana do Porto", salientou o também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Os 17 concelhos da AMP têm em vigor desde abril de 2019, no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, um passe único dentro dos municípios, com as modalidades de passe Andante Metropolitano, de 40 euros mensais, ou passe Andante Municipal, de 30 euros mensais.

Este sistema abrange todos os operadores de transportes públicos na área metropolitana.

Também as taxas de desconto dos tarifários sociais existentes, de 25%, 50% e 60%, vão manter-se inalteradas.

"Até três zonas, o passe social tem um custo de 22,50 euros, o Passe Social+ de 15 euros, e o de Reformado de 22,50 euros. No caso do passe metropolitano, o passe social fixa-se nos 30 euros, o Passe Social + nos 20 euros e o de Reformado nos 30 euros", explica a AMP.

Para os "estudantes do Ensino Superior que beneficiam de Ação Social Direta, o valor mantém-se nos 12 euros para o passe concelhio e em 16 euros pela assinatura mensal metropolitana".

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.