Vacinados com vacina da Janssen podem receber reforço após 90 dias

Vacinados com vacina da Janssen podem receber reforço após 90 dias
| País
Porto Canal com Lusa

As pessoas a partir dos 18 anos que receberam a vacina contra a covid-19 da Janssen vão poder receber uma dose de reforço após 90 dias da administração da primeira, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde.

A medida foi anunciada hoje em conferência de imprensa pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que explicou que, no caso das pessoas que receberam a vacina de dose única da Janssen, não existe qualquer limitação de idade.

A dose de reforço, que será da vacina da Pfizer ou da Moderna, pode ser administrada após 90 dias.

Graça Freitas anunciou também que, no caso das pessoas que entre a população que está já a receber a terceira dose da vacina -- a partir dos 65 anos de idade, profissionais de saúde, do setor social e bombeiros -, passam a estar também incluídos os recuperados da doença que tenham recebido uma dose.

Por outro lado, a Direção-Geral da Saúde decidiu encurtar o intervalo entre a segunda dose e a terceira, atuamente de 150 a 180 dias, ou seja, cinco a seis meses.

A covid-19 provocou pelo menos 5.122.682 mortes em todo o mundo, entre mais de 254,95 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.295 pessoas e foram contabilizados 1.115.080 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.