Autoagendamento de vacinas contra a gripe e terceira dose contra a covid-19 aberto a partir dos 65 anos

Autoagendamento de vacinas contra a gripe e terceira dose contra a covid-19 aberto a partir dos 65 anos
| País
Porto Canal com Lusa

As pessoas com 65 ou mais anos já podem agendar a toma da vacina contra a gripe e o reforço da vacina contra a covid-19, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

"Já está disponível o autoagendamento para pessoas com 65 ou mais anos que sejam elegíveis para a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e/ou que queiram vacinar-se contra a gripe", adianta a autoridade de saúde em comunicado.

Segundo dados divulgados pela DGS, já foram vacinadas 608.600 pessoas com a terceira dose ou dose adicional de vacina contra a covid-19.

Relativamente às vacinas da gripe, já foram administradas 1.371.000, das quais 370.259 em farmácias, adianta a DGS, referindo ainda que houve ainda 393.000 pessoas que receberam as duas vacinas em simultâneo.

Os utentes poderão selecionar o local e a data para a vacinação mais conveniente para si, através do portal https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

A DGS refere que está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, bem como a "Casa Aberta" para pessoas com idade igual ou superior a 75 anos.

"São elegíveis para a dose de reforço no regime de 'Casa Aberta' os utentes que não tiveram covid-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias", adianta a informação divulgada pela DGS.

Neste caso, a Direção-Geral da Saúde aconselha os utentes a consultar o horário de funcionamento do Centro de Vacinação da sua área de residência antes da deslocação, em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta.

As pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19).

"A vacinação é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas", salienta a DGS no comunicado.

A covid-19 já matou em Portugal, desde março de 2020, 18.283 pessoas e foram contabilizados 1.112.682 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.