Produção da Galp no 3.º trimestre caiu 4% em termos homólogos, vendas subiram 15%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 out 2021 (Lusa) - A produção bruta da Galp Energia atingiu os 128,2 mil barris por dia no terceiro trimestre do ano, menos 4% relativamente ao período homólogo, mas as vendas de produtos petrolíferos subiram 15% em termos homólogos, foi hoje anunciado.

Nos dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa sublinha que as informações agora conhecidas deverão ser consideradas provisórias, podendo diferir dos números finais, que serão divulgados a 25 de outubro.

Em relação às vendas de produtos petrolíferos a clientes no terceiro trimestre do ano, a Galp Energia refere que atingiram os 1,8 milhões de toneladas, uma subida de 15% relativamente ao período homólogo.

A Galp sublinha que os volumes de produtos petrolíferos "beneficiaram do aumento sazonal da mobilidade no Verão e da gradual recuperação económica na Península Ibérica".

Quanto às vendas de gás natural, que atingiram os 4,5 terawatt-hora (TWh) no terceiro trimestre, uma queda de 18% em termos homólogos e de 2% relativamente ao trimestre anterior, a empresa refere que refletem sobretudo "o efeito sazonal na procura, não havendo benefício para a Galp resultante do aumento verificado no preço do gás natural".

As vendas de eletricidade a clientes subiram 25% em termos homólogos e 7% relativamente ao trimestre anterior, para 1.086 gigawatt-hora (Gwh).

A empresa refere ainda que as margens de refinação recuperaram nos mercados internacionais, "suportadas sobretudo pelo aumento dos cracks de destilados médios".

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.