Índice de confiança económica do ISEG ultrapassa em setembro níveis pré-pandemia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 out 2021 (Lusa) -- O índice de confiança o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) relativo à evolução da economia no curto prazo assumiu em setembro o valor de 37,5%, superando os níveis pré-pandemia, foi hoje divulgado.

"Em setembro de 2021 o índice de confiança do ISEG, relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo, assumiu o valor de 37,5", revelou em comunicado a instituição que integra a Universidade de Lisboa.

Segundo o ISEG, aquele valor representa uma subida do nível de confiança relativamente ao mês anterior, em que o valor do índice foi de 36,8%.

Em termos homólogos, a variação percentual do índice passou de 41% em agosto para 37,4% em setembro, "mantendo-se o efeito base decorrente da queda abrupta do índice em 2020", com o ISEG a destacar que o nível atual "ultrapassa os níveis pré-pandemia"

O valor do índice de confiança do ISEG sobre a evolução a curto prazo da economia portuguesa pode variar entre zero (confiança mínima) e 100 (confiança máxima).

O índice é atribuído por um painel de 18 professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes da instituição.

No comunicado hoje divulgado, é também referido que se manteve o consenso dos membros do painel relativamente à evolução da economia.

LT // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.