Familiares rezam por um "fim pacífico, perfeito" para Mandela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 26 jun (Lusa) - Os familiares próximos de Nelson Mandela reuniram-se na terça-feira à noite para rezar e pedir um "final pacífico, perfeito" para o ícone da luta anti-apartheid, que se encontra internado em Pretória em estado crítico.

O arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, deslocou-se ao hospital onde Mandela está internado, o Mediclinic Heart Hospital, para rezar com a mulher do primeiro presidente negro da África do Sul, Graça Machel.

O prémio Nobel da Paz, que passou 27 anos preso devido à sua luta contra o regime do apartheid, deu entrada no hospital a 08 de junho devido a uma recaída de uma infeção pulmonar.

Durante a vigília de 19 dias, a família e o mundo viram o ex-presidente, de 94 anos, passar de um estado clínico estável para um estado crítico.

A oração do arcebispo parece ecoar um crescente sentimento de inevitabilidade sobre o estado de Mandela, cada vez mais comum entre os sul-africanos, para quem o ex-presidente continua um gigante moral, embora tenha abandonado a vida pública há uma década.

"Que possamos ficar cheios de gratidão por todo o bem que ele fez por nós e pela nossa nação e que possamos honrar o seu legado com as nossas vidas", disse o arcebispo na sua oração.

"Concedei a Madiba a cura eterna e o alívio das dores e do sofrimento", acrescentou, numa referência ao nome de clã de Mandela.

"Concedei-lhe, pedimos-Vos, uma noite tranquila e um final pacífico, perfeito".

Segundo os media locais, os anciãos do clã Thembu de Mandela deverão visitá-lo hoje.

A presença da polícia no bairro da casa de Mandela era hoje de manhã maior do que em dias anteriores e no exterior do hospital em Pretória há cada vez mais flores e mensagens de apoio, enquanto a multidão canta.

FPA // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.