Sósia do Presidente chinês é sucesso de vendas e da internet

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 05 jun (Lusa) - Um vendedor de bolos de carne do centro da China viu a sua clientela subir bastante depois de utilizadores de redes sociais chinesas terem reparado nas suas semelhanças com o Presidente do país, Xi Jinping.

Ainda que bem mais jovem do que o Presidente chinês, Shao Jianhua, o modesto comerciante de uma loja no centro de Changsha, capital da província de Hunan, no centro do país, tem sorriso e cara semelhantes a Xi.

O sósia do Presidente regista uma afluência inédita de clientes, o que lhe permitiu vender 1.600 bolos num só dia de trabalho.

No entanto, não só a aparência explica o sucesso: os seus bolos tiveram uma classificação de quatro estrelas (em cinco) no site dianping.com, o guia online de restauração mais popular da China, e os comentários dos utilizadores não falavam na aparência do vendedor, mas sim nas filas durante as horas de refeição e na qualidade dos bolos.

Os bolos são populares em Hangzhou, na província de Zhejiang (este), e Shao começou a vendê-los quando se mudou para Changsha, há cinco anos.

Em março, um vendedor de espetadas do nordeste da China suscitou um interesse particular na Internet, por se parecer com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un.

O cabelo semelhante ao de Kim não passou despercebido e a sua foto apareceu publicada em vários jornais chineses, enquanto trabalhava a fazer churrasco.

JZE/VM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.