UE atinge meta dos 70% da população adulta totalmente vacinada mas quer mais

UE atinge meta dos 70% da população adulta totalmente vacinada mas quer mais
| Norte
Porto Canal com Lusa

A União Europeia (UE) atingiu hoje um "marco importante" de 70% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou a Comissão Europeia, vincando porém ser necessário "ir além" desta meta devido às variantes, admitindo terceiras doses.

"Em janeiro comprometemo-nos a atingir o objetivo de vacinar totalmente 70% da população adulta da UE contra a covid-19 até ao final do verão e hoje podemos orgulhar-nos de que a nossa estratégia de vacinação tenha permitido cumprir este objetivo, com a plena participação dos Estados-membros e dos cidadãos", anuncia a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa declaração enviada à agência Lusa.

Para a responsável, este é "um marco importante nos esforços para pôr fim à pandemia que perturbou sociedades e economias e custou tantas vidas".

Porém, "não podemos ficar por aqui", salienta Stella Kyriakides, vincando que "as novas variantes tornam necessário ir além dos 70% para garantir segurança".

"Temos de estar um passo à frente. Temos de abordar urgentemente a preocupante lacuna nas taxas de vacinação entre os nossos Estados-membros e estar prontos para implementar vacinas de reforço se as provas científicas demonstrarem que este é o caminho a seguir", acrescenta a comissária europeia da tutela, numa alusão à possível administração da terceira dose da vacina anticovid-19 (em ciclos de vacinação de duas), já admitido por países como Portugal para as pessoas mais vulneráveis.

Segundo Stella Kyriakides é ao mesmo tempo necessário "continuar a aumentar a sensibilização, combatendo a desinformação, e mobilizar todos os cidadãos para este esforço global sem precedentes", dado estar comprovado que "as vacinas estão a salvar vidas todos os dias em todos os Estados-membros".

Ainda assim, "a vacinação por si só não pode acabar com a pandemia, [pelo que] precisamos de continuar a manter-nos mutuamente seguros e fechar as portas às variantes", adianta a responsável.

Aqui entra a "solidariedade em matéria de vacinas", que Stella Kyriakides diz ser e assim continuará uma "marca registada" da UE, nomeadamente através da exportação de vacinas no âmbito do mecanismo Covax.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas anticovid-19 pelo regulador da UE: a Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Spikevax (nome comercial da vacina da Moderna), Vaxzevria (novo nome do fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Inicialmente, a campanha de vacinação da UE foi marcada por atrasos na entrega das vacinas e em quantidades aquém das contratualizadas por parte da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, bem como pela deteção de casos raros de efeitos secundários como coágulos sanguíneos após toma deste fármaco e do da Johnson & Johnson.

Também anunciando o cumprimento desta meta, através da rede social Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforça ser necessário "ir mais longe".

"Precisamos de mais europeus para vacinar e também precisamos de ajudar o resto do mundo a vacinar-se", adianta a líder do executivo comunitário, prometendo que a UE irá "continuar a apoiar os [seus] parceiros".

Antes, no final de julho, a UE chegou ao marco dos 70% de adultos vacinados com a primeira dose contra a covid-19, em linha com o ambicionado pela Comissão Europeia.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.