Retomado serviço de comboios no interior da área de exclusão de Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 02 jun (Lusa) -- A companhia ferroviária japonesa JR retomou parcialmente as ligações de comboios dentro da área de exclusão de Fukushima ao fim de uma paralisação de mais de três anos, informam hoje 'media' locais.

O primeiro dos comboios a circular estabeleceu a ligação entre as localidades de Iwaki e Naraha no passado domingo, transportando uma centena de residentes das zonas evacuadas e representantes das autoridades locais, segundo o jornal Asahi.

A circulação neste troço de 8,5 quilómetros estava suspensa desde o acidente nuclear de 11 de março de 2011, tendo a empresa decidido retomar as operações depois de confirmar que os níveis de radiação já não representam riscos de segurança graças aos trabalhos de descontaminação nas vias e estações ferroviárias.

Naraha fica a 12 quilómetros da central nuclear de Fukushima Daiichi e em grande parte desta localidade o acesso continua restringido e é proibido ali pernoitar.

Cerca de 80% dos seus habitantes foram retirados, dado que Naraha figura como uma das nove localidades incluídas na zona de exclusão, devido à elevada radiação, decretada pelo Governo após a crise nuclear desencadeada pelo sismo seguido de tsunami.

Apesar disso, me meados de abril, as autoridades japonesas decidiram permitir o acesso total a algumas áreas da cidade, depois de comprovar que os níveis de radiação diminuíram para metade e para um patamar considerado como seguro.

O presidente da câmara de Naraha, Yukiei Matsumoto, mostrou-se confiante de que a reabertura do serviço de caminho-de-ferro "ajude à reconstrução da cidade", em declarações à televisão estatal NHK.

As autoridades locais fixaram a próxima primavera como meta para que todos os residentes da zona que foram retirados possam regressar definitivamente às suas casas.

Cerca de 50 mil residentes dos nove municípios continuam em centros de abrigo devido às emissões radioativas que afetaram gravemente a agricultura, a criação de gado e a pesca.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.