Powell prevê que inflação se mantenha elevada nos próximos meses

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 14 jul 2021 (Lusa) - O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, indicou hoje que a inflação vai manter-se elevada "nos próximos meses" nos Estados Unidos, num discurso na Câmara dos Representantes, que foi divulgado antecipadamente.

Segundo o texto divulgado pela Reserva Federal (Fed), Powell considera que a economia ainda está "longe" dos objetivos do banco central para propor uma mudança na política monetária.

A intervenção de Powell na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes ocorre dois dias depois de terem sido publicados os dados que indicam uma subida da inflação em junho.

A taxa de inflação anual atingiu em junho 5,4%, um máximo desde 2008. Em maio, a taxa de inflação tinha ficado em 5%.

"A inflação aumentou acentuadamente e provavelmente vai continuar elevada nos próximos meses, antes de um nível mais moderado", disse Powell.

O presidente do banco central norte-americano reconhece "uma melhoria" na recuperação, em particular no mercado laboral, mas insiste que a economia dos Estados Unidos ainda está "longe" de regressar à normalidade, após a crise causada pela pandemia.

"A criação de emprego deve ser forte nos próximos meses, à medida que as condições de saúde pública continuem a melhorar e diminuam os fatores relacionados com a pandemia que atualmente criam dificuldades ao mercado laboral", refere o texto.

Em junho, a taxa de desemprego na primeira economia mundial ficou em 5,9%, mas há ainda menos sete milhões de empregos do que havia no início de 2020 antes da chegada da pandemia.

A Fed mantém as suas taxas de juro entre 0% e 0,25% desde março do ano passado e tem um programa mensal de compra de dívida no valor de 120 mil milhões de dólares.

O banco central norte-americano vai realizar a sua próxima reunião de política monetária nos dias 27 e 28 de julho.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.