Covid-19: 'Task-force' confirma vacinação da seleção de râguebi antes dos jogos do Europeu

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun 2021 (Lusa) -- A 'task-force' de vacinação confirmou hoje que a seleção portuguesa de râguebi vai ser vacinada contra a covid-19 antes da participação no Europeu, "em coerência" com o procedimento adotado para outras representações nacionais.

Em resposta a questões enviadas pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da 'task-force' confirmou a informação adiantada hoje pelo presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) e explicou que a ação insere-se numa "lógica de exceção" para determinados grupos.

"A seleção portuguesa de râguebi, que irá participar no Campeonato da Europa, irá, em coerência com o procedimento adotado com a seleção nacional de futebol, bem como com a comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos, ser vacinada", explicou a 'task-force, numa resposta por escrito.

"Uma vez mais", esclarece a entidade liderada pelo vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo, "esta vacinação insere-se na lógica de exceção para ações específicas de representação oficial do país em eventos internacionais, junto de organizações que recomendam a vacinação dos participantes".

Antes, o presidente da FPR adiantou à agência Lusa que os jogadores da seleção portuguesa de râguebi vão ser vacinados nos próximos dias, um dia após acusar o Governo de não dar resposta ao pedido feito há mais de duas semanas.

Carlos Amado da Silva disse que foi informado "durante a manhã", pela 'task-force' de vacinação, de que o pedido da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) foi aprovado e que "toda a comitiva" que se vai deslocar aos Países Baixos e à Rússia, em julho, será vacinada "nos próximos dias".

O líder da FPR, aliás, sublinhou o papel da 'task-force', que terá sido, no seu entendimento, a entidade que "desbloqueou toda a situação".

Os jogadores e restantes elementos da comitiva nacional, que ainda não tenham sido vacinados, vão ser inoculados "com a vacina unidose", adiantou Amado da Silva, ou seja, a da Janssen, grupo farmacêutico do gigante norte-americano Johnson & Johnson, única que completa a vacinação com apenas uma dose.

A seleção portuguesa de râguebi vai disputar, no próximo mês, dois encontros do Europe Championship 2021, nos Países Baixos, em 10 de julho, e na Rússia, em 17 de julho, que servem de apuramento para o Mundial de França2023.

 

SYL // AJO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.