Info

Covid-19: Índia com 42.640 casos, valor mais baixo em mais de três meses

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 22 jun 2021 (Lusa) - A Índia registou 42.640 infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em 91 dias, confirmando o declínio da segunda vaga, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.

No último dia, o país contabilizou ainda 1.167 mortes.

O número de pessoas que recuperaram da doença nas últimas 24 horas (81.839) ultrapassou o número de novos casos pelo 40.º dia consecutivo, indicou o Ministério da Saúde, em comunicado.

O total de casos ativos desceu para 662.521.

A taxa de positividade dos testes de diagnóstico do novo coronavírus permanece abaixo dos 5% há 15 dias consecutivos, rondando atualmente os 2,56%, de acordo com a mesma nota.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia está sob controlo quando a taxa de positividade de um país é inferior a 5%.

A Índia administrou, na segunda-feira, mais de 8,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19, um novo recorde diário, no mesmo dia em que o país alargou a vacinação gratuita a maiores de 18 anos.

O total de doses administradas desde o início da campanha de vacinação ronda agora os 288,7 milhões, de acordo com os dados atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indiano.

A Índia viveu uma segunda vaga devastadora da pandemia, que atingiu o pico em meados de maio, com mais de 400 mil novos casos por dia.

A curva de contágio tem vindo a descer, sobretudo em algumas das regiões mais afetadas, como Nova Deli, que registou apenas 89 casos nas últimas 24 horas, quando no pico da segunda vaga chegou a contar mais de 30 mil por dia.

Com mais de 29,9 milhões de infeções acumuladas, a Índia é o segundo país com mais casos a nível mundial, depois dos Estados Unidos, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

O total de óbitos eleva-se agora a 389.302, o que faz da Índia o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.868.393 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.068 pessoas em 865.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PTA // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Alemanha: Scholz fala de sucesso e apresenta-se como chanceler

O candidato do SPD Olaf Scholz fala de "grande sucesso" e nas eleições hoje na Alemanha e, na sede do seu partido em Berlim, apresentou-se aos jornalistas como "o próximo chanceler alemão".

Alemanha: Conservadores querem formar governo apesar de recuo - Laschet

O líder da União Democrata-Cristã (CDU) e candidato a chanceler, Armin Laschet, afirmou hoje que os conservadores alemães querem formar o próximo governo da Alemanha, apesar do recuo eleitoral previsto nas eleições legislativas.

Covid-19: Testes em massa à população de Macau concluídos, todos os resultados negativos

Macau, China, 28 set 2021 (Lusa) - As autoridades de Macau anunciaram hoje que os resultados dos testes de covid-19 à população, iniciados no sábado e concluídos hoje, foram "todos negativos", tendo sido testadas quase 690 mil pessoas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS