Propostas do Ministério da Educação são "um ponto de partida" - FNE

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (lusa) - O presidente da Federação Nacional de Educação (FNE) admitiu hoje que as propostas do Ministério da Educação para os professores "são um ponto de partida para continuar o trabalho e apostar na convergência".

Sem revelar o teor do documento, à saída da demorada reunião que manteve no Ministério da Educação, João Dias da Silva disse que as propostas "contêm alguns aspetos que significam alterações" em matérias como a mobilidade interna dos professores.

João Dias da Silva disse que "o documento não corresponde à totalidade das pretensões da FNE e que em alguns pontos se distancia das posições da organização sindical".

O dirigente considerou, contudo, que o Ministério da Educação deu "respostas para que as situações sejam tratadas" de acordo com as necessidades do sistema, mas também em "respeito pelos direitos dos professores".

O sindicalista vincou que ainda "não se está a falar de um acordo" com o Governo, mas assinalou ser possível chegar a "uma posição que possa acabar" com a atual "intranquilidade que se vive" no ensino.

João Dias da Silva adiantou que a FNE vai analisar o documento hoje entregue pelo Ministério da Educação e que terça-feira volta à mesa de negociações.

Na terça-feira, a partir das 10:00, os 10 sindicatos de professores voltam a reunir-se com responsáveis do Ministério da Educação para debater o documento hoje entregue pela tutela.

Hoje, o Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos desde as 10:00 em quatro mesas negociais, encontros que se prolongaram até cerca das 21:30.

JOP/FC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.