DBRS melhora perspectivas de Portugal de negativas para estáveis

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - A agência de 'rating' canadiana DBRS manteve hoje a nota atribuída a Portugal em BBB (low), mas melhorou as perspetivas de negativas para estáveis, devido ao "compromisso político", mas alerta para "desafios significativos".

Em comunicado hoje emitido, a DBRS informa que a decisão reflete "o compromisso político" do país em seguir um caminho de finanças públicas sustentáveis e de implementar reformas estruturais, mas também "os benefícios" de integrar a zona euro e o "impacto orçamental moderado estimado das despesas relacionadas com o envelhecimento nas despesas públicas no longo prazo".

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.