20 milhões de abelhas à solta em estrada dos Estados Unidos

20 milhões de abelhas à solta em estrada dos Estados Unidos
| Mundo
Porto Canal

Cerca de 20 milhões de abelhas foram libertadas quando se virou um camião que as transportava, tendo as autoridades recomendado aos automobilistas, ao longo de quarta-feira, para viajarem na zona sem paragens e com as janelas fechadas.

O acidente deu-se em Newark, no estado de Delaware, na noite de terça para quarta-feira, quando o camião que transportava mais de 450 colmeias fazia a viagem da Florida, a sudeste dos Estados Unidos, para o Maine, a nordeste.

O porta-voz da polícia de Delaware, Paul Shavack, disse ao diário "Delawareonline" que o condutor, Adolpho Guerra, sofreu quase uma centena de picadas e que teve de ser hospitalizado, bem como dois acompanhantes, embora os três estejam fora de perigo.

A polícia indicou que os agentes não puderam aproximar-se do camião durante toda a noite e que na quarta-feira estiveram a tentar dispersar as abelhas com água.

O porta-voz explicou que não havia outra maneira de controlar as abelhas e que a água as dispersava.

O estado de Delaware tem um "procedimento de eliminação de enxames de abelhas", um protocolo preparado para eventualidades como esta, o que permitiu que os especialistas em abelhas fossem contactados rapidamente.

Nos 14 anos que leva, disse Shavack, esta foi a primeira vez que se acionou o procedimento.

A estrada onde se deu o incidente é a principal que atravessa a costa este dos Estados Unidos, da Florida ao Maine, e a fuga das abelhas deu-se numa zona de ligação com as cidades de Washington, Filadélfia e Nova Iorque.

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.