Dez mortes confirmadas no desabamento de mina no norte de Moçambique

Dez mortes confirmadas no desabamento de mina no norte de Moçambique
| Mundo
Porto Canal

O desabamento, na última semana, de uma mina ilegal no norte de Moçambique causou 10 mortos, disse hoje a administradora do distrito de Memba, província de Nampula, Felisbela Langa.

O "número real de vítimas mortais no desabamento da mina de ouro em Mazua é de 10 indivíduos", disse a responsável, em declarações aos jornalistas.

Felisbela Langa garantiu que, na altura do desabamento, "estavam na mina 25 pessoas, das quais 10 perderam a vida no local, 15 foram resgatadas com vida, estando uma delas em estado grave".

Anteriormente, residentes na zona tinham estimado em entre 40 a 70 pessoas o número provável de mortes no acidente.

O processo de resgate de vítimas foi concluído no último fim de semana, sendo que "a pessoa que está gravemente ferida foi transferida para o Hospital Distrital de Nacala-Porto", disse a responsável.

No fim de semana, a ministra dos Assuntos Minerais, Esperança Bias, ordenou o encerramento daquela mina de ouro a céu aberto, considerando não existirem condições técnicas e administrativas para a sua exploração.

"Este lugar está definitivamente encerrado e queremos apelar a todos para que respeitem esta decisão de forma a evitar que mais pessoas venham a perder a vida", disse a ministra.

Descoberta em agosto de 2013, a mina de Mazua já atraiu mais de quatro mil garimpeiros para aquela região.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.