Jovens de Braga lançam plataforma de comércio solidário para ajudar quem precisa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de jovens empreendedores de Braga lança na quarta-feira uma plataforma de comércio solidário, em que o utilizador ao comprar ou vender artigos novos ou usados já está a ajudar "quem mais precisa".

Foi baseado no princípio de que "bastaria 10% do total do comércio eletrónico do mundo para acabar com a pobreza" que Marco Barbosa e um grupo de jovens decidiram criar o eSolidar, "um projeto de e-commerce solidário que pretende mudar o mundo através do comércio eletrónico".

Em http://www.esolidar.com os utilizadores podem colocar à venda as coisas que já não querem e definir uma parte da receita angariada para uma instituição de solidariedade à sua escolha, explicam os autores do projeto em comunicado.

A plataforma também organiza leilões solidários e o primeiro já está em marcha, com o título "Bola Solidária".

Neste leilão, que tem um valor base licitação de um euro e decorre até 01 de junho, os utilizadores podem adquirir a última bola do jogo Benfica-Olhanense, que valeu o 33.º título de campeão nacional de futebol aos "encarnados", e que foi entregue pelo árbitro da partida, Carlos Xistra, à associação O Mundo da Carolina.

Na prática, para cada produto a transacionar, o vendedor tem a possibilidade de definir uma percentagem do valor da venda -- visível por qualquer pessoa -- que reverta para uma instituição sem finalidade lucrativa à sua escolha.

"A missão da eSolidar é assim potenciar a comunidade para aumentar a visibilidade e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos através de ferramentas tecnológicas e sociais", salientam.

A plataforma permite ainda que qualquer organização sem fins lucrativos possa aderir à rede social para poder "vender, criar a sua loja e disponibilizar leilões de experiências/produtos exclusivos de organizações e celebridades".

Mesmo que o utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber um por cento do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efetuada a partir do link da sua partilha, acrescentam os criadores do projeto.

Até ao momento, fazem parte da eSolidar, organizações como a Helpo, Ajuda de Berço, CERCI Braga, Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Operação Nariz Vermelho, Associação Salvador, entre outras.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.