Criança de cinco anos fica sem um dedo depois de ser mordida por macaco em Gaia

Criança de cinco anos fica sem um dedo depois de ser mordida por macaco em Gaia
| Norte
Porto Canal

Uma criança de cinco anos ficou sem um dedo, depois de ser mordida por um macaco na manhã desta sexta-feira, no Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

O Zoo de Santo Inácio enviou ao Porto Canal um comunicado a relatar o sucedido:

Acidente ocorrido no Zoo Santo Inácio durante a manhã desta sexta-feira, 09 de abril

Durante a manhã desta sexta-feira, 09 de abril, pelas 11 horas ocorreu um acidente envolvendo uma criança e um macaco, no Zoo Santo Inácio.

De imediato, a direção do Zoo Santo Inácio chamou ao local as autoridades de saúde, de modo a assistir a criança e apurou os contornos do acidente, tendo verificando que as normas de segurança teriam sido quebradas, na medida em que o animal estava a ser alimentado pelos visitantes.

O acidente ocorreu quando a criança estava a dar amendoins a um macaco e acabou por ser mordida na ponta do dedo, tendo sido prontamente assistida.

O Zoo Santo Inácio está solidário com a família, com quem se mantém em constante contacto e está a acompanhar de perto a evolução do acontecimento, sabendo que a criança se encontra estável.

Depois de várias vezes contactado quanto ao futuro dos animais, o Zoo Santo Inácio esclarece que nada lhes irá acontecer, mantendo a continuidade de todos os cuidados pelos tratadores e equipa veterinária, garantindo o seu bem estar.

O Zoo Santo Inácio adianta, ainda, que os planos de segurança dos parques zoológicos são criados tendo em conta a categoria de risco das espécies, como tamanho, rapidez ou mordedura, mas também o tipo de instalação onde se encontram existindo inclusivamente vários avisos que alertam os visitantes para as medidas de segurança a cumprir, nomeadamente não alimentar, nem tocar nos animais. Todos os planos implementados têm como objetivo garantir, em todos os momentos, a segurança dos tratadores, dos animais e dos visitantes.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.