Ucrânia: Crise na agenda do vice-presidente dos EUA em visita à Roménia e Chipre

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 mai (Lusa) -- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viaja na próxima semana para a Roménia e para o Chipre, com um agenda centrada fundamentalmente na crise ucraniana, informou, esta segunda-feira, a Casa Branca.

Joe Biden, que far-se-á acompanhar pela sua mulher, Jill, viaja entre os dias 20 e 23 deste mês, numa nova visita relacionada com a crise ucraniana depois da que realizou a Kiev, a 22 de abril e das deslocações à Polónia e à Lituânia no passado mês de março.

"O vice-presidente conversará com os líderes de ambos os países sobre a resposta da comunidade internacional à intervenção militar ilegal e às ações desestabilizadoras da Rússia na Ucrânia", indicou o gabinete de Biden em comunicado.

Em ambas as etapas, o vice-presidente norte-americano abordará as negociações do acordo de comércio livre entre os Estados Unidos e a União Europeia, bem como a necessidade de se "atuar em conjunto para fomentar a segurança energética da Europa"

Em Bucareste, a primeira etapa, Biden reunir-se-á com o Presidente e com o primeiro-ministro romenos, respetivamente, Traian Basescu e Victor Ponta, estando ainda previstas reuniões com representantes da sociedade civil e um encontro com as tropas norte-americanas e romenas que levam a cabo exercícios militares conjuntos.

Biden visita também o Chipre, "a convite do seu Presidente", Nikos Anastasiades, estando, de igual modo, agendados encontros com "dirigentes políticos das comunidades cipriota, grega e turca" e com representantes da sociedade civil e líderes religiosos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.