Universidade de Évora coordena novos laboratórios sobre património e sustentabilidade

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 25 fev 2021 (Lusa) -- A Universidade de Évora vai coordenar dois novos laboratórios associados, com um total de quase 650 investigadores, um sobre Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal e o outro na área do Património, Artes, Sustentabilidade e Território.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Universidade de Évora (UÉ) revelou que, "pela primeira vez, vai coordenar" dois novos laboratórios associados, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os laboratórios associados, explicou, "são infraestruturas que visam atingir metas estabelecidas no âmbito da política científica e tecnológica em Portugal".

Uma destas estruturas lideradas pela UÉ designa-se CHANGE (ou seja, mudança) e é dedicada à Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal, enquanto a outra, o IN2PAST, está centrada no Património, Artes, Sustentabilidade e Território.

A academia alentejana lembrou que, nos últimos anos, tem estruturado a sua atividade "em torno de áreas âncora", em que a agricultura, a alimentação e ambiente, o mediterrâneo e as ciências do património "ocupam um lugar central".

Daí que, a atribuição do estatuto de laboratório associado aos dois consórcios de instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) liderados pela UÉ reafirme "que o projeto estruturante" da universidade "está no caminho certo", salientou a reitora, Ana Costa Freitas, citada no comunicado.

O CHANGE, coordenado por Teresa Pinto Correia, conta com uma "equipa de 316 investigadores integrados", sobretudo em Évora, Beja, Faro e nos Açores, e quer "promover ligações interdisciplinares e contribuir para tornar o ambiente mais resiliente e economias mais sustentáveis", resumiu a academia.

O laboratório envolve o MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da UÉ, o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Teresa Pinto Correia exemplificou que "quando um produtor se vê confrontado com a escassez ou a redução da água disponível e tem que equacionar como vai mudar o seu sistema produtivo", é preciso "encontrar alternativas".

Torna-se necessário "construir soluções de política pública que contribuam para uma economia competitiva, mas também eficiente no uso dos recursos e ambientalmente sustentável e que, de facto, possa ajudar o país a fazer face às alterações climáticas e a todas as alterações globais em curso e as futuras", acrescentou.

Quanto ao IN2PAST, coordenado por António Candeias, está vocacionado para a preservação, estudo e promoção do património cultural e pretende "fazer do património e das artes atores centrais no desenvolvimento da sociedade, tornando-os significativos, sustentáveis e acessíveis num mundo cultural em constante mudança".

"Atrair talento para a estratégia nacional de emprego científico e carreiras científicas, e por outro lado, ser um ator fundamental para as políticas públicas na área do património, das artes e da memória coletiva constituem-se como objetivos centrais do IN2PAST", disse a UÉ.

Este consórcio conta com uma equipa de 331 investigadores, bem como equipamentos "únicos no mundo para o estudo do património", localizados sobretudo no Laboratório HERCULES da UÉ, e é constituído por sete unidades de I&D de cinco universidades portuguesas.

"Abre-se agora uma nova oportunidade para o estudo e intervenção nas áreas do património cultural, das artes e das políticas de memória, suportado pelo desenvolvimento da carreira de investigação nestas mesmas áreas" considerou o coordenador do laboratório, que "combina investigação multidisciplinar e transdisciplinar" -- química, arqueologia, estudos artísticos, história, estudos musicais antropologia - com "uma capacidade laboratorial instalada de Évora ao Minho".

RRL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.