Linha de Leixões de transporte de mercadorias cortada devido a derrocada

Linha de Leixões de transporte de mercadorias cortada devido a derrocada
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Linha de Leixões, utilizada para o transporte de mercadorias, está cortada desde as 11:43 devido à derrocada de um talude, adiantou hoje à Lusa fonte do Comando de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

 

Atualizado 21-02-2021 18:06

Segundo a fonte, o desmoronamento aconteceu junto à Rua da Restauração, em Rio Tinto, Gondomar, distrito do Porto.

Este incidente não causou feridos, sublinhou fonte do CDOS, adiantando estarem as autoridades no local a remover a terra da linha férrea.

No local estão a Infraestruturas de Portugal (IP), os Bombeiros Voluntários da Areosa - Rio Tinto, PSP e serviço municipal de proteção civil, referiu o CDOS.

A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões, em Matosinhos.

Inaugurada em 1938, a Linha de Leixões fez serviço de passageiros até 1987 e entre maio de 2009 e janeiro de 2011.

Em janeiro, o secretário de Estado das Infraestruturas defendeu a necessidade de "uma avaliação muito rigorosa da transformação da Linha de Leixões para perceber a sua eficácia e procura" antes de ser posta ao serviço das pessoas.

Jorge Delgado falava à Lusa no final de uma viagem do Comboio Operário, reativado a 04 de janeiro, entre a estação de Contumil e as oficinas da CP em Guifões, no concelho de Matosinhos.

Em novembro de 2020, a IP lançou um segundo concurso público para a estabilização de taludes na Linha de Leixões e Concordância de Gemil, em Matosinhos e no Porto, com um valor base de 4,5 milhões de euros.

Em 19 de agosto de 2019, a IP anunciou o lançamento de um primeiro concurso para a mesma empreitada, com um valor base de 3,2 milhões de euros, mas que não teve seguimento.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.