Desqualificação dos tribunais é "o grande risco" da reforma judiciária - Elina Fraga

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 09 mai (Lusa) - A bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, afirmou hoje que "o grande risco" do novo mapa judiciário é a "desqualificação" dos tribunais, sublinhando que grande parte dos que agora ficam abertos irá encerrar dentro de poucos anos por falta de processos.

"O grande risco com o novo mapa judiciário, sem desconsiderar a questão dos encerramentos anunciados, é a desqualificação dos tribunais", referiu a bastonária, durante uma conferência em Barcelos, promovido pela delegação local da Ordem dos Advogados.

Para Elina Fraga, a desqualificação dos tribunais assume-se como um "ante-estádio de futuros encerramentos".

"Grande parte dos tribunais, daqui a 3, 4, 5 anos, o máximo, não terá processos para tramitar", afirmou, acusando o Ministério da Justiça de ter tratado de colocar "ênfase" apenas nos encerramentos, para que a questão da desqualificação passe "despercebida".

A bastonária acusou ainda o ministério de querer "criar condições para a utilização de meios alternativos de resolução de litígios".

Frisou que, uma semana após anunciar o fecho do tribunal do Cadaval, a ministra Paula Teixeira da Cruz foi à mesma localidade inaugurar um centro de arbitragem.

"O fenómeno da privatização da Justiça é também uma consequência desta reorganização judiciária", referiu Elina Fraga.

Aproveitando a presença na sessão do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, a bastonária apelou a "uma grande campanha" contra a reorganização do mapa judiciário "liderada" pela ANMP.

"Vamos a isso", respondeu Manuel Machado, sublinhando que a questão de encerramento e desqualificação de tribunais "não pode ser tratada como uma mera lista de mercearia".

Classificou a reorganização de "estranha e perigosa" e afirmou que a ANMP considera "altamente recomendável que o processo pare, para de uma forma responsável se encontrar soluções".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.