Covid-19: Deputados chumbam pedido de audição urgente da ministra da Cultura

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan 2021 (Lusa) - O requerimento de "audição urgente" da ministra da Cultura no Parlamento, apresentado pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues, foi chumbado hoje, em votação na Comissão de Cultura e Comunicação.

De acordo com esta comissão parlamentar, o requerimento foi rejeitado, com o voto contra dos deputados do PS, a abstenção dos deputados do PSD e os votos favoráveis de Cristina Rodrigues, do Bloco de Esquerda e do PCP.

Cristina Rodrigues (ex-PAN) tinha requerido na semana passada uma audição da ministra da Cultura, Graça Fonseca, por videoconferência e com caráter de urgência, para falar sobre as consequências da pandemia de covid-19 no setor da Cultura e da Comunicação Social.

No requerimento, endereçado à Comissão de Cultura e Comunicação, Cristina Rodrigues afirmava que estes setores "continuam a ser dos mais castigados pelas medidas de isolamento social, pois não são considerados, no âmbito da declaração de emergência, essenciais", e manifestam "a sua crescente necessidade de apoio, através de diversas entidades, associações culturais e ligadas à comunicação social".

A deputada não inscrita salientava também que se agravou "a necessidade de apoios específicos às pequenas, médias e micro empresas que trabalham nestas áreas, no sentido de assegurar a sua sobrevivência, a salvaguarda de postos de trabalho e o reconhecimento do seu importante papel na sociedade portuguesa, que se quer esclarecida e educada".

Na semana passada, o Governo anunciou a criação de um programa de apoio ao setor da Cultura, que terá, numa primeira fase, uma dotação global de 42 milhões de euros e será de "apoio universal, não concursal e a fundo perdido", como explicou a ministra da Cultura em conferência de imprensa.

O programa 'Garantir Cultura' é a "materialização do programa criado pela lei do Orçamento do Estado 2021 de apoio ao trabalho artístico", e tem como destinatários: entidades coletivas (todas as empresas, salas de espetáculos, promotores, agentes, salas de cinema independentes, cineclubes), mas também pessoas singulares, como artistas, técnicos e autores.

SS (FM/JRS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.