União Europeia e Japão querem acelerar negociações para acordo comercial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 07 mai (Lusa) -- União Europeia e Japão concordaram hoje, em Bruxelas, em acelerar as negociações com vista ao estabelecimento de um acordo de parceria comercial "ambicioso" entre as duas partes, que Durão Barroso classificou como "um dos mais importantes dos próximos anos".

Na conferência de imprensa no final da 22.ª cimeira UE-Japão, hoje celebrada na capital belga, os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram as negociações em curso em torno de dois acordos bilaterais, um de parceria estratégica e um outro de comércio livre, ambas lançadas há cerca de um ano (em abril de 2013), e que entram agora numa fase decisiva.

Enquanto a parceria estratégica visa reforçar ainda mais os laços políticos entre as duas partes -- incluindo ao nível de política externa e de segurança -, o acordo de comércio livre tem como objetivo reforçar ainda mais a relação comercial entre as duas partes, sendo que o Japão, a quarta maior economia do globo, é já o segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, a seguir à China.

José Manuel Durão Barroso disse que UE e Japão concordaram em "acelerar o ritmo das negociações" em busca de um "acordo ambicioso", que disse acreditar ser "certamente um dos mais importantes" a celebrar no futuro próximo à escala mundial em termos comerciais.

Também Shinzo Abe garantiu que Tóquio está comprometida em dar um novo impulso às negociações iniciadas há cerca de um ano, com um espírito negocial "pró-ativo", e, questionado sobre um objetivo temporal, apontou já o próximo ano de 2015 como meta para a celebração deste acordo comercial com a União Europeia.

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.