Covid-19: Infetados todos os utentes de lar em Argozelo, Vimioso

| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de utentes infetados pelo SARS-CoV-2 no Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, subiu para 23, após a deteção de mais nove casos positivos depois uma nova testagem efetuada na sexta-feira, anunciou hoje a instituição.

Entre os idosos, "temos mais nove novos casos positivos. Os utentes do lar estão todos infetados. A este número juntam-se mais dois funcionários que também testaram positivo para o novo coronavírus, número que sobe para sete casos de infeção" entre o quadro de pessoal, explicou à Lusa António Oliveira, membro da direção daquela instituição do distrito de Bragança.

O responsável, deixou a garantia que todos os utentes "estão estáveis" e que estão a ser acompanhados por um médico e enfermeiros.

No Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, registou-se a morte de duas utentes com 84 e 89 anos, que tinham outras patologias associadas.

Segundo António Oliveira, as autoridades públicas de saúde testaram na sexta-feira toda a comunidade do Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, composta por 37 pessoas, incluindo elementos da direção.

O lar já foi sujeito a vários processos de desinfeção levado a cabo pela Proteção Civil Municipal.

O primeiro caso detetado no Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, aconteceu no dia 02 de dezembro.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a que a Lusa teve acesso, o concelho de Vimioso registava 84 casos ativos de covid-19.

O mesmo documento indica que na vila de Argozelo há um surto com 62 casos ativos registo efetuado até às 15 horas de sexta-feira.

De acordo com o mesmo boletim, no distrito de Bragança, que é composto por 12 concelhos, há 688 pessoas com a doença ativa provocada pelo SARS-CoV-2 e o registo de 77 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.461 em Portugal.

FYP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Portuenses saem à rua para a corrida cautelosa aos presentes de Natal

A poucos dias da véspera de Natal, na Rua de Santa Catarina, na Baixa do Porto, há ainda alguns portuenses com presentes de Natal para comprar. Admitem ter um certo travão no dinheiro a gastar, face ao aumento do poder de compra.

Norte sob aviso amarelo a partir da meia-noite devido à agitação marítima

O Norte do país vai estar sob aviso amarelo a partir da meia-noite devido à agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Eis as imagens da futura residência universitária de Braga que vai nascer na antiga fábrica ‘Confiança’

O Grupo Casais revelou, esta sexta-feira, as imagens do projeto para a futura residência universitária de Braga, que irá nascer na antiga fábrica ‘Confiança’. O espaço terá 786 camas.