Imprensa internacional dá destaque a preferência de Portugal por 'saída limpa'

| Mundo
Porto Canal

O fim do programa de ajuda financeira internacional a Portugal é hoje notícia em vários jornais da imprensa internacional, que destacam a decisão do Governo de adotar uma ‘saída limpa’ semelhante à da Irlanda.

“Portugal vai seguir o exemplo da Irlanda e sair do resgate sem linha de crédito”, escreve o Irish Times, na sua página online.

Também os jornais espanhóis referem o anúncio de domingo do primeiro-ministro Passos Coelho, com o El País a escrever, na primeira página, que “Portugal sairá do resgate financeiro sem mais ajudas”.

O mesmo jornal recorda, no entanto, o alerta do FMI, que avisou que Lisboa enfrenta “incertezas e desafios”.

O El Mundo cita Passos Coelho, escrevendo em título: “No próximo 17 de maio terá terminado o resgate”.

“Portugal voltará a olhar os seus parceiros europeus com igualdade” é outra citação do primeiro-ministro português que o El Mundo destaca.

Os jornais alemães, como o Die Welt e o Frankfurter Allgemeine referem também o anúncio de Lisboa, com este último a escrever que, depois da Irlanda e de Espanha, Lisboa atreve-se agora a uma ‘saída limpa’ do programa de resgate.

“Portugal optou por uma ‘saída limpa’ do programa de resgate, seguindo o exemplo da Irlanda no ano passado”, escreve por seu lado o New York Times, sublinhando que “Lisboa não vai pedir crédito de precaução”.

No site da BBC, o título é uma citação de Passos Coelho: “Portugal não precisa de mais empréstimos”, enquanto o Financial Times escreve que “Portugal sai do resgate sem a rede de segurança de uma linha de crédito.

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou no domingo o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.