UNESCO adverte Austrália com eventual declaração de perigo da Grande Barreira de Coral

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 01 mai (Lusa) -- A UNESCO instou a Austrália a reconsiderar a deposição dos sedimentos no fundo marinho da Grande Barreira de Coral para evitar incluí-la na lista do Património da Humanidade em Perigo, noticiou hoje a imprensa local.

As autoridades australianas autorizaram recentemente a expansão do terminal de Abbot Point no maior porto de carvão do mundo. O plano contempla a dragagem de três milhões de metros cúbicos de sedimentos do leito marinho, e posterior deposição dos materiais dragados nas águas do parque da Grande Barreira de Coral.

Os ecologistas temem uma deterioração ainda mais rápida do estado do recife, que já perdeu mais de metade dos seus corais nas últimas três décadas devido aos efeitos de fatores meteorológicos (tempestades), climáticas (aquecimento) e industriais.

Num relatório enviado na quarta-feira, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) manifestou "preocupação" e disse "lamentar" a decisão das autoridades australianas em relação aos projetos de desenvolvimento do litoral aprovados.

A UNESCO pediu também ao Governo de Camberra para fornecer um novo relatório ao Comité do Património Mundial até 01 de fevereiro de 2015, de forma a demonstrar que os derrames não terão um impacto negativo no fundo marinho da Grande Barreira de Coral.

A Grande Barreira de Coral estende-se por 345 mil quilómetros quadrados ao longo da costa australiana e constitui o maior recife do mundo com 3.000 sistemas de recife e centenas de ilhas tropicais.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.