Câmara de Viseu transforma Mercado 2 de Maio em praça de eventos

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 abr (Lusa) - O vereador da Câmara de Viseu João Paulo Gouveia disse hoje que o Mercado 2 de Maio vai ser transformado numa praça de eventos durante os próximos três meses, destacando a realização do mercado dos lavradores.

"Queremos revitalizar esta praça magnífica, que tem um potencial muito grande como praça de eventos. Para os próximos três meses, propomos uma agenda de eventos que redinamize este ex-líbris do centro histórico", sustentou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da programação, o vereador do município de Viseu recordou as várias alterações que o Mercado 2 de Maio sofreu nas últimas décadas, mas que nunca permitiram que voltasse a ser um ponto de frequência quotidiana.

Para tentar contrariar esta tendência, a Câmara de Viseu preparou para os meses de maio, junho e julho "um calendário de eventos a pensar em todos os públicos".

"Começaremos com a festa, já esta sexta-feira, no dia em que se completam os 135 anos da inauguração do Mercado de Maio. Aproveitamos a efeméride para assinalar a data que marcou a história da cidade, com a chegada das tropas liberais vitoriosas a Viseu, no decorrer da guerra contra os miguelistas", informou.

Em agenda está também a realização do Mercado das Trocas, um conceito jovem e atual reservado para o dia 10 de maio.

"Semanalmente, passarão por aqui eventos ou realizações, que darão ainda mais vida ao nosso centro histórico. Entre esses eventos, teremos também a experiência piloto do Mercado dos Lavradores", referiu.

O Mercado dos Lavradores decorre a 24 de maio e é uma forma de "recordar o antigo mercado, apresentando uma mostra 'gourmet' dos produtos regionais".

Também as crianças têm um lugar especial nesta agenda, estando previsto para o dia 31 de maio o Mercado de Viriato, que dará lugar a um espaço de jogos e experiências que dão destaque à mítica figura viseense.

Já o Mercado Comunitário, em que as associações e instituições do concelho promovem uma mostra do que melhor fazem pela comunidade, terá lugar a 07 de junho.

A 14 de junho, repete-se o Mercado dos Lavradores e a 28 de junho o Mercado de Viriato, enquanto que o Mercado das Velharias acontece a 17 de maio e 21 de junho.

Em julho chega ao Mercado 2 de Maio o PROVE Viseu Dão Lafões, que decorre de 03 a 06 de julho; sendo ainda local de paragem obrigatória para os Jardins Efémeros (de 11 a 20 de julho).

"Este projeto é uma experiência, que tem uma marca de parceria e de governação em rede. Em conjunto, conseguiremos desenvolver uma experiência e resultados úteis para o futuro: é uma semente positiva que dará os seus frutos", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.