Conferência Episcopal Francesa condena atentado "indescritível" em Nice

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 29 out 2020 (Lusa) - A Conferência Episcopal Francesa (CEF) classificou hoje como "um ato indescritível" o ataque que provocou três mortos na basílica de Notre-Dame, em Nice, e disse esperar que "os cristãos não se tornem um alvo a ser morto".

"Estamos comovidos, muito emocionados e numa espécie de espanto diante deste tipo de ato indizível", declarou à Agência France-Presse (AFP) Hugues de Woillemont, porta-voz da CEF, após o atentado em Nice.

"É urgente combater esta gangrena que é o terrorismo, da mesma forma que é urgente concretizar uma fraternidade no nosso país", acrescentou.

Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas por volta das 09:00 locais (08:00 em Lisboa), na igreja de Notre-Dame, e uma terceira ficou gravemente ferida, acabando por morrer num bar próximo onde se refugiou, segundo fontes da polícia.

"Pensamentos e orações estão com as vítimas, os feridos, suas famílias e entes queridos", disse Woillemont.

"Para nós, todo o país é afetado por estes atos, que nos lembram o atentado ao padre Hamel", acrescentou, referindo-se ao assassínio, em 2016, do padre Jacques Hamel, durante a missa matinal na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray (oeste).

O episcopado diz que está em causa a questão da segurança das 45.000 igrejas na França e pede que os locais de culto católicos permaneçam abertos, apesar do confinamento que deve começar na noite de hoje.

"É uma questão de fé, mas também de símbolo. Fechar igrejas depois de tais atos seria dobrar os joelhos diante da ameaça", disse Woillemont.

O presidente da CEF, Moulins-Beaufort, está a caminho de Nice, ao lado do presidente da República, Emmanuel Macron, que é esperado ao meio-dia no local do atentado.

SO // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.