Festas do Enterro da Gata foram canceladas

Festas do Enterro da Gata foram canceladas
| Norte
Porto Canal

A Associação Académica da Universidade do Minho cancelou as Festas do Enterro da Gata, depois do acidente que matou, esta quarta-feira, três estudantes e feriu outros quatro durante uma praxe académica.

Em comunicado a AAUM aponta entender que a "brutalidade do acidente", que vitimou três estudantes e feriu outros quatro, e a "gravidade da situação" faz com que "não estejam reunidas as condições" para a realização da semana académica de Braga.

Na quarta-feira, a queda de uma estrutura de cimento, durante uma "brincadeira" entre dois cursos da Universidade do Minho, matou três estudantes, deixando ainda feridos mais quatro alunos da academia minhota tendo levado a que fosse declarado luto académico.

Na quinta-feira, centenas de estudantes reuniram-se numa "Vigília espontânea" junto à estátua de Prometeu, dentro da Universidade do Minho, por isso, realça a AAUM, "interpretando o sentimento de consternação que une a academia" a associação estudantil "entende que não estão reunidas as condições para que este ano se realizem as Monumentais Festas do Enterro da Gata".

O texto aponta que "a brutalidade do acidente e as suas consequências marcaram profundamente a academia minhota que ainda procura a melhor forma de reagir e ultrapassar este sofrimento".

A direção da AAUM sublinha ainda que "esse deve ser um momento de reflexão e de respeito pela dor e sofrimento de todos os envolvidos".

A AAUM afirma estar "consciente do impacto" desta decisão mas, realça, "está certa que a mesma merecerá a compreensão de todos".

No entanto, informa, manter-se-ão as cerimónias de Imposição de Insígnias bem como a Bênção de Finalistas, a 10 de maio, que terá um simbolismo especial.

"Apelamos a toda a Academia para que se recorde e preste uma sentida homenagem aos três finalistas que faleceram neste trágico acidente", pede a AAUM.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.