Luto, revolta e incredulidade com morte de três estudantes em Braga

| Norte
Porto Canal

Luto, revolta e incredulidade são os sentimentos dominantes entre a comunidade académica da Universidade do Minho, em Braga, depois da morte de três alunos daquela academia na sequência da queda de um "pequeno muro", na quarta-feira.

Muitos rumaram durante toda a manhã ao local do acidente, deixando camisolas de curso, flores e outras homenagens às vítimas.

Ninguém quer dar a cara, que o assunto "é muito delicado", mas sob anonimato os alunos soltam desabafos e atiram críticas.

"Ainda não acredito que isto aconteceu, parece impossível, um murinho daqueles matar três pessoas assim, sem mais. Parece impossível, é revoltante, é injusto", referia uma aluna.

As circunstâncias da tragédia ainda estão a ser investigadas pelas autoridades policiais, mas a versão que corre é que, num "despique amigável de cursos", alegadamente num contexto de praxe, alguns alunos terão subido ao muro, que ruiu, apanhando outros estudantes que estavam em baixo.

Três morreram e quatro sofreram ferimentos ligeiros.

"O que mais revolta é que aquele muro não estava ali a fazer absolutamente nada. Se não servia para nada, porque não o tiraram dali?", questionava outro aluno.

O referido muro terá sido construído expressamente para nele serem embutidas caixas de correio, uma função que já deixara de exercer há bastante tempo.

A Associação Académica não quer "especular" sobre o assunto, apelando apenas a que se respeite "a dor e o luto" das pessoas diretamente afetadas pela tragédia.

Uma espécie de "muro de silêncio" em volta do caso de um outro muro que voltou a semear o luto na Universidade do Minho.

Em 2012, em maio, um outro acidente matou uma estudante e feriu outra com gravidade, quando uma viatura descontrolada as apanhou mesmo à porta da academia.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.