Reitor da Universidade do Minho diz que não pode controlar praxes fora da universidade

Reitor da Universidade do Minho diz que não pode controlar praxes fora da universidade
| Norte
Porto Canal

O reitor da Universidade do Minho, António Cunha, afirmou hoje que é preciso esperar pelos resultados do inquérito das autoridades policiais e judiciais para apurar as circunstâncias da morte de três alunos daquela academia, na quarta-feira.

"É absolutamente importante esperar pelo inquérito", referiu António Cunha, quando questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade de a tragédia ter acontecido num contexto de praxe.

Na quarta-feira, a queda de um muro nas imediações da universidade matou três estudantes e feriu outros quatro (que já tiveram alta), todos do curso de Engenharia Informática.

Sem nunca aludir às praxes, o reitor lembrou que a universidade "condena, rejeita e proíbe qualquer tipo de práticas que não estejam de acordo com o seu código de valores e de conduta ética".

O responsável sublinhou, no entanto, que a capacidade de intervenção da universidade se limita ao que se passa dentro dos seus campus (polos).

Em relação à eventual suspensão das atividades letivas na sequência da tragédia, António Cunha admitiu que, se acontecer, se restringirá ao curso que frequentavam as vítimas do acidente.

A universidade tem programado para a segunda semana de maio o Enterro da Gata, cujo programa foi apresentado na quarta-feira, mas António Cunha remeteu qualquer informação sobre um possível adiamento da festa para a Associação Académica, responsável pela organização.

O reitor reiterou "condolências e solidariedade" às famílias e amigos das vítimas.

As circunstâncias do acidente estão a ser investigadas pelas autoridades policiais. A peritagem aos escombros do muro começou esta manhã, segundo o presidente da câmara, Ricardo Rio, e está a ser desenvolvida por elementos do Departamento de Engenharia da academia.

O autarca referiu que "não tinha chegado à câmara qualquer notificação" sobre o eventual mau estado do muro.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.