Comandante do navio afundado na Coreia do Sul diz que adiou evacuação por ausência de socorro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 19 abr (Lusa) -- O comandante do navio sul-coreano de passageiros afundado quarta-feira na costa sudoeste do país disse hoje que adiou a evacuação do navio devido às condições do mar e à ausência de navios de socorro.

Lee Joon-Seok, que está detido com outros dois elementos da tripulação sob a acusação de negligência na manutenção da segurança dos passageiros do navio, lembrou quando questionado por jornalistas, que "não estavam na zona quaisquer navios de socorro nem barcos de pesca para ajudar".

"As correntes eram muito fortes e a água estava gelada e pensei que os passageiros iriam correr maior perigo se fossem retirados do navio imediatamente. Teria tomado a mesma atitude mesmo que tivessem os coletes salva-vidas vestidos", disse.

O capitão é uma das 179 pessoas resgatadas com vida do naufrágio do navio quando estão já confirmadas 29 mortes e continuam desaparecidas 273 pessoas, a maioria jovens.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.