Taiwan realizou exercício informático sobre conflito China/Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 18 abr (Lusa) -- As forças armadas de Taiwan realizaram uma simulação informática da participação taiwanesa num eventual conflito militar entre a China e o Japão pelo controlo das ilhas Diaoyu/Senkaku, controladas por Tóquio, mas também reclamadas por Pequim, revelou a imprensa.

Os jogos de guerra prolongaram-se por dois dias, entre terça e quarta-feira, e contaram com a participação de 400 especialistas dos três ramos das forças armadas e 20 organismos do Governo, incluindo o Conselho de Segurança Nacional, Ministério da Defesa, Guarda Costeira, Ministério do Interior, dos Negócios Estrangeiros e o Conselho de Assuntos da China continental.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, seguiu as manobras informáticas através de relatórios enviados ao seu gabinete tendo assumido o controlo do centro de comando nas últimas horas do exercício, quando Taiwan "cooperou" com os Estados Unidos sem desencadear um ataque chinês.

Na simulação, Washington pediu a Taipé para integrar a Aliança de Segurança entre o Japão e os Estados Unidos, enquanto a China advertia que a ilha ao colocar-se ao lado do Japão iria sofrer sérias consequências.

Ativados os sistemas de segurança nacional, Ma Ying-jeou "acalmou" as autoridades de Pequim e assumiu abertamente a ajuda aos Estados Unidos.

Taiwan mantém também uma reclamação de soberania sobre as Diaoyu/Senkaku, conhecidas na ilha como Diaoyutai.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.