Nova fuga de água contaminada na central nuclear de Fukushima

Nova fuga de água contaminada na central nuclear de Fukushima
| Mundo
Porto Canal

A operadora da central nuclear de Fukushima, no Japão, confirmou uma fuga superior a uma tonelada de água radioativa dentro das instalações sem alcançar o exterior, foi anunciado.

O acidente aconteceu enquanto os trabalhadores da central limpavam um tanque de descontaminação de equipamento contaminado com sustâncias radioativas, segundo explicou a operadora da central à cadeia televisiva NHK.

O depósito está situado numa das linhas de processamento do líquido, e perdeu mais de mil litros de água contaminada, que, no entanto, permaneceu dentro das instalações através de uma barreira flutuante de contenção, acrescentou a operadora.

Há uma seman, a operadora anunciou que o nível da radioatividade de uma fuga de água contaminada, ocorrida nas instalações da mesma em 2013, foi 3,5 vezes superior ao inicialmente estimado.

Depois de reanalisar as amostras do líquido, a "Tokyo Electric Power" (TEPCO) confirmou que este continha 280 milhões de becqueréis de substâncias emissoras de raios beta, como o estrôncio, em vez dos 80 milhões estimados no verão passado.

A empresa elétrica teve de voltar a analisar água e outras centenas de amostras, depois de ter descoberto, em outubro, que muitos dos seus equipamentos de medição sofreram problemas técnicos que impediam um cálculo preciso.

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.