Aguiar-Branco satisfeito com possível construção de navios-hotéis nos ex-ENVC

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - O ministro da Defesa afirmou hoje que "os velhos do Restelo vão ter que aplaudir" a solução encontrada pelo Governo para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo-se à possibilidade de lá serem construídos quatro novos navios-hotéis.

"A informação que foi dada hoje em termos públicos só vem confirmar a seriedade e a coerência daquilo que foi até agora dito pelo Governo e pela própria empresa. Que tem a intenção de criar 400 novos postos de trabalho e que tem intenção de manter a reparação e construção naval em Viana do Castelo", afirmou Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa Nacional falava aos jornalistas no final da apresentação de um consórcio português para a promoção e exportação de um sistema de comunicações desenvolvido pelo Exército português, que decorreu no Museu das Comunicações, Lisboa.

De acordo com o Jornal de Notícias e o Jornal Negócios, o presidente da Douro Azul prepara-se para liderar um negócio de exportação de quatro navios-hotéis, no valor de mais de cem milhões de euros, um negócio que, segundo afirma, poderá viabilizar os ENVC, faltando ainda o financiamento da banca.

Segundo o Negócios, o presidente da Martifer, Carlos Martins, admite que, a concretizar-se, deverá justificar a contratação de cerca de 400 trabalhadores.

O ministro da Defesa reiterou que "sempre foi pretensão do Governo manter a construção e reparação naval e permitir maior número de postos de trabalho" nos extintos ENVC, cujo espaço e infraestruturas foram subconcessionados ao Grupo MArtifer.

"Isto apesar de vozes dos velhos do Restelo que estavam sistematicamente a descredibilizar esta situação e que vão ter que aplaudir a situação que foi conseguida pelo Governo", afirmou.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.