Covid-19: Reino Unido regista mais 173 mortes, aumento relativo ao dia anterior

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 19 jun 2020 (Lusa) - O Reino Unido registou mais 173 mortes devido ao novo coronavírus, mais 38 do que no dia anterior, fazendo o total de óbitos durante a pandemia de covid-19 subir para 42.461, informou hoje o ministério da Saúde britânico. 

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados mais 1.346 infetados entre 169.600 testes efectuados, pelo que o número de casos de contágio aumentou para 301.815 desde o início da pandemia.  

Na quinta-feira tinham sido comunicadas 135 mortes e 1.218 novos infetados relativamente à véspera, mas as autoridades desvalorizam as variações diárias porque podem ser influenciadas pela demora no processo administrativo do registo dos óbitos. 

As autoridades britânicas consideram que a taxa de contágio tem decrescido de forma sustentada nas últimas semanas, pelo que hoje foi anunciada a redução do nível de alerta relativo ao covid-19 para o grau 3.

"Houve uma diminuição constante nos casos observados nas quatro nações, e isso continua. Não significa que a pandemia acabou. O vírus ainda está em circulação geral e é provável que apareçam surtos localizados", justificaram os diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, num comunicado conjunto.

Controladas as situações de crise nos hospitais e lares de idosos, foram identificados surtos nos últimos dias em várias fábricas de processamento alimentar. 

Uma fábrica de corte de frango em Llangefni, no norte de Gales, identificou 58 casos, decretando o encerramento durante duas semanas, e noutra fábrica em Wrexham, também no País de Gales, foram encontrados mais 38 funcionários infetados, mas esta continua em funcionamento. 

Uma fábrica de processamento de carne no norte de Inglaterra, em West Yorkshire, o número de novos casos positivos não foi especificado, mas a empresa decidiu fechar e alertar as autoridades de saúde para que todos os funcionários sejam testados. 

BM // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.